quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A lógica estúpida do mercado editorial

Recebi essa análise do mercado livreiro pelo Twitter, publicado no blog de uma editora do Rio Grande do Sul. Não resisti e furtei o texto para publicá-lo aqui. É uma aula sobre como funcionam editoras e livrarias no Brasil.    Procurei o original do texto no site indicado pelo blog mas não encontrei sequer o site. De qualquer maneira, a referência segue lá abaixo. Divirtam-se.

ENTENDA A LÓGICA ESTÚPIDA DO MERCADO EDITORIAL EM 7 TÓPICOS





"O mercado editorial é um dos mais difíceis. O Paulo Polzonoff Jr recentemente manteve uma editora e, diante da lógica que impera nesse meio, preferiu largar os betes. Ele conta a sua experiência em um texto que serve de retrato do modo como funciona a venda de livros atualmente. Destaco nele alguns pontos:

Consignação  Exceto as grandes editoras, as demais precisam trabalhar em consignação. Isto é, a livraria faz o “favor” de expor um livro.

Porcentagens    O autor, que teve o trabalho de escrever o livro, leva 10% sobre o preço final. O editor, que tem o trabalho de editar o livro, o que pressupõe uma série de tarefas, como arranjar capista, revisor e diagramador, além de cuidar da parte gráfica propriamente dita ganha menos de 10% sobre o preço final. A livraria, que fez o “favor” de expor o livro leva 40%. Portanto, o livro vendido por R$ 20, dá à a livraria por R$ 12, 60% de seu valor final ou 40% de lucro.

Risco zero para a livraria    Se o livro não vender ela também não tem prejuízo algum. É um negócio de risco mínimo.

Pagamentos    Não bastasse isso, os pagamentos são efetuados em um prazo de 60 dias.

Editoras grandes    As grandes editoras não trabalham com consignação. Vendem seus livros para as livrarias. Logo não precisam se preocupar tanto com a venda ao consumidor. Passam a responsabilidade para a livraria, por um percentual maior, que gira entre 50% e 60%. Aquele mesmo livro que custará ao leitor R$ 20 sai para a livraria por R$ 10 ou R$ 8. A livraria tem todo o interesse do mundo em vender o livro caso contrário levará prejuízo. Livros que aparecem nas vitrines nunca estão ali em consignação.

Jogo de empurra    As grandes editoras vendem pacotes. Para adquirir o lançamento de um escritor que vende bem, a livraria precisa levar escritores tão medíocres quanto, mas que não vendem tão bem. Esses outros, por piores que sejam, também vão para uma posição de destaque, pois a livraria não pode levar prejuízo.

Mendigos    Editora pequena é tratada como mendigo. A livraria age como se estivesse fazendo o favor de vender o livro, como se ela não tivesse retorno algum com aquilo."

Alessandro Martins
Fonte: Alessandro Martins - www.alessanddromartins.com